Introdução

   A sagrada Liturgia não esgota toda a acção da Igreja. Contudo é simultâneamente a meta para a qual se encaminha a acção da Igreja e a fonte de onde promana toda a sua força. A Liturgia, impele os fiéis, a viverem "unidos no amor"; pede "que sejam fiéis na vida a quanto receberam pela fé", e aquece os fiéis na caridade urgente de Cristo.  (SC) 
   Foi na Última Ceia, pela altura da Páscoa, que Jesus fez com os seus Apóstolos que instituiu a Eucaristia. LC 22, 7-20). Ao ordenar que repetissem os seus gestos e palavras, "até que Ele venha" (1Cor 11,26), Jesus não pede somente que se lembrem d' Ele e do que Ele fez. Tem em vista a celebração litúrgica, pelos apóstolos e seus sucessores, do memorial de Cristo, da sua vida, morte, ressurreição e da sua intercessão junto do Pai.
   Desde o princípio, a Igreja foi fiel à ordem do Senhor. (Act2, 42.46). E era sobretudo "no primeiro dia da semana", domingo, dia da ressurreição de Jesus, que os cristãos se reuniam "para partir o pão" (Act20, 7). Desde esses tempos até aos nossos dias, a celebração da Eucaristia perpetuou-se, de maneira que hoje a encontramos em toda a parte na Igreja com a mesma estrutura fundamental. Ela continua a ser o centro da vida da Igreja. (CIC)

  Nas nossas paróquias a Eucaristia também é o centro da vida comunitária. Nesta página pode encontrar os horários das missas dominicais e feriais. Encontrará ainda o manual do acólito com algumas indicações acerca da Eucaristia, espaços da celebração, utensílios, livros, vestes e outros. Ainda pode encontrar a estrutura do ano litúrgico, a estrutura da missa e as cores litúrgicas. 
Nesta mesma página ainda serão colocadas algumas indicações para os Ministros da Comunhão.


EUCARISTIA DOMINICAL


EUCARISTIA DOMINICAL

DIA
SEMANA
LOCAIS
SÁBADO

I

Misericórdia


II

Trancozelos
Oração terço, junto à cruz gloriosa –Penedo  dos Mouros


III

Misericórdia / Esmolfe


IV

Ínsua 


V

Trancozelos
DOMINGO

I

Ínsua / Esmolfe / Trancozelos


II

Ínsua / Esmolfe / Misericórdia


III

Ínsua / Trancozelos / Misericórdia


IV

Esmolfe/  Trancozelos/ Misericórdia


V

Ínsua / Esmolfe  / Misericórdia

Sem comentários:

Enviar um comentário