Pastoral do Anúncio

PASTORAL DO ANÚNCIO

Mc. 4, 3-8 “O semeador saiu a semear. Enquanto semeava, uma parte da semente caiu à beira do caminho e vieram as aves e comeram-na. Outra parte caiu em terreno pedregoso, onde não havia muita terra e logo brotou por não ter profundidade de terras; mas, quando o sol se ergueu, foi queimada e, por não ter raiz, secou. Outra caiu entre espinhos e os espinhos cresceram, sufocaram-na e não deu fruto. Outra caiu em terra boa e, crescendo e vicejando, deu fruto e produziu a trinta, a sessenta e a cem por um.”

   Esta parábola é fonte inspiradora para a evangelização. A Semente é a Palavra de Deus. O Semeador é Cristo. O terreno é o mundo, são as pessoas a quem Jesus Cristo á 2000 anos atrás semeou a Palavra de Deus, somos nós hoje. E enviou os seus discípulos a semeá-la por todo o mundo.    Hoje Jesus Cristo, presente na Igreja pelo Seu Espírito, continua a semear a Palavra de Deus no mundo. Existem várias qualidades de terreno, o Evangelho ( a semente) pode cair á beira do caminho, em terreno pedregoso, entre espinhos, ou em terra boa. A que cai nesta produz e dá frutos, enquanto que nas primeiras morre, perde-se, não produz. Ou seja, a Boa Notícia do Reino chega a todo o mundo, apesar das dificuldades do terreno, dos conflitos, dos problemas. Mas a semente só germina nos corações preparados, disponíveis para a relação pessoal com Deus e solidários com o próximo.
   A catequese da Infância e Adolescentes; Catequese de Adultos; o Catecumenado, são importantes meios utilizados pela Igreja para a Evangelização, para o anúncio do Evangelho.
   Como é que estes meios ajudam a preparar o terreno para acolher o Evangelho?

> Olhar o Mundo a partir da Fé
   Os cristãos devem olhar o mundo com os mesmos olhos com que Jesus olhava a sociedade do seu tempo.
   O Cristão sabe que em cada realidade, acontecimento humano está subjacente:
    - A acção criadora de Deus que comunica a cada ser a sua bondade;
    - A força que deriva do pecado, que limita a pessoa humana;
    - O dinamismo que nasce da Páscoa de Cristo, como semente de renovação, que dá esperança.

> O Campo do Mundo
   A Igreja preocupa-se com a situação económica e social das pessoas, assim como com as questões culturais e religiosas. É muito sensível a tudo o que ofende a dignidade da pessoa humana. Por isso, deseja, suscitar no coração dos cristãos, por meio da catequese, o “compromisso pela justiça” e a opção ou “amor preferencial pelos pobres”, para que a sua presença seja realmente luz que ilumina e sal que transforma.

> A Cultura e as Culturas
   A Igreja, à luz do Evangelho, deve assumir todos os valores positivos da cultura e das culturas e rejeitar aqueles elementos que impedem as pessoas e os povos de alcançarem o desenvolvimento das suas autênticas potencialidades.

> A Situação Religiosa e Moral
   Na cultura actual existe uma persistente difusão da indiferença religiosa. Muitos homens de hoje não percebem, outros rejeitam a união com Deus. O ateísmo é um dos factos mais graves do tempo actual.
   A missão primordial da Igreja é anunciar Deus, testemunhá-Lo diante do mundo. Trata-se de dar a conhecer o verdadeiro rosto de Deus e o Seu desígnio de amor e de salvação em favor da humanidade, tal como Jesus o revelou.
Para isso, é necessário que a Igreja desenvolva uma catequese que propicie o encontro com Deus e fortaleça um vínculo permanente de comunhão com Ele.

 > A Fé dos Cristãos
  Perante o actual panorama religioso, os cristãos devem interrogar-se em que medida estão afectados pela atmosfera de secularismo e de relativismo ético:
  - Não Praticantes – multidão de pessoas que são baptizadas, mas vivem fora de toda a vida da Igreja
  - Pessoas Simples – possuem uma certa fé, mas conhecem mal os fundamentos dessa mesma fé.
  - Também existem cristão que mantiveram apenas a formação religiosa recebida na infância, e que necessitam de amadurecer a sua fé.
  - Ainda existem os cristãos baptizados, que escondem a sua identidade cristã
Estas situações da fé dos cristãos reclamam, o desenvolvimento de uma nova evangelização.

> A Vida Interna da Comunidade Eclesial
   É importante considerar também a própria vida da comunidade eclesial, após o Concilio Vaticano II:
   - A vida litúrgica é compreendida mais profundamente como fonte e vértice da vida eclesial
   - O Povo de Deus adquiriu uma consciência mais viva do “sacerdócio comum”, enraizado no Baptismo.
   - A comunidade eclesial adquiriu um sentido mais vivo da Palavra de Deus.
   - A missão da Igreja  no mundo é sentida de maneira nova. Uma evangelização ligada com a promoção humana, à necessidade de diálogo com o mundo, diversas culturas e religiões e à urgente busca de união entre os cristãos.
   Contudo enfraqueceu-se o sentido da pertença eclesial, há uma desafeição para com a Igreja, ela é vista muitas vezes, como mera instituição, despojada do seu mistério.
    A acção evangelizadora da Igreja, e nela a catequese, deve buscar mais decididamente uma sólida coesão eclesial. É urgente promover e aprofundar uma autêntica eclesiologia de comunhão, para gerar nos cristãos uma profunda espiritualidade eclesial.

> A Situação da Catequese: a sua vitalidade e os seus problemas
   Nos últimos anos destacam-se alguns aspectos positivos:
   - Sacerdotes, Religiosos e Leigos que se consagram à catequese com grande entusiasmo.
   - Carácter missionário da catequese actual e a sua preocupação em assegurar a adesão à fé por parte dos catecúmenos e dos catequizandos, num mundo em que vai desaparecendo o sentido do religioso.
   - Desenvolvimento da catequese dos adultos em muitas Igreja particulares
   Alguns problemas identificados:
   - o conceito de catequese como escola da fé, como aprendizagem
   - O conceito de “Revelação” impregna habitualmente a actividade catequética; mas o “Tradição” tem uma menor influência como elemento inspirador.
   - No que diz respeito à finalidade da catequese, que visa promover a comunhão com Jesus Cristo, é necessária uma apresentação mais equilibrada de toda a verdade do mistério de Cristo.
    - Em relação ao conteúdo da catequese, subsistem vários problemas. Há necessidade de uma formação moral mais sólida.
    - A catequese está intrinsecamente ligada a toda a acção litúrgica e sacramental. Porém, na prática esta ligação é fraca com a liturgia.
    - Ainda não se presta a devida atenção às exigências e à originalidade da pedagogia própria da fé.
    - Na diferença de culturas, constitui um problema saber transmitir o Evangelho no contexto do horizonte cultural dos povos aos quais se dirige, de modo a que possa ser realmente apreendido como uma grande notícia para a vida das pessoas e da sociedade.
    - A formação para o apostolado e para a missão é uma das tarefas principais da catequese. Contudo cresce uma nova sensibilidade em relação à formação dos fiéis leigos.

Alguns Desafios para a Catequese
   A catequese de hoje deveria assumir os seguintes desafios e orientações:
   - Apresentar-se como um válido serviço à evangelização da Igreja, como uma acentuada característica missionária;
   - deve dirigir-se aos seus destinatários privilegiados, que foram e continuam a ser as crianças, os adolescentes, os jovens e os adultos, partindo sobretudo destes;
   - seguindo o exemplo da catequese patrística, deve desenvolver uma personalidade crente e, portanto, deve ser uma verdadeira e especial escola de pedagogia cristã
   - deve anunciar os mistérios essenciais do cristianismo, promovendo a experiência trinitária da vida em Cristo como centro da vida de fé
  - deve considerar como tarefa prioritária a preparação e a formação de catequese com uma fé profunda.

 ______________________________________________________________________

Fonte: Directório Geral da Catequese

Sem comentários:

Enviar um comentário