A CATEQUESE NA MISSÃO EVANGELIZADORA DA IGREJA
“Ide pelo mundo inteiro e anunciai a Boa Nova a toda a
criatura” (Mc 16,15)
“Ide, pois, e fazei que todas as nações se tornem
discípulos, baptizando-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo e
ensinando-as a observar tudo quanto vos ordenei” (Mt 28,19-20)
“Recebereis uma força, a do Espírito Santo, que descerá
sobre vós e sereis minhas testemunhas… até aos confins da terra” (Act1,8).
Jesus, foi enviado pelo Pai, a anunciar a Boa Nova, ou seja,
o Evangelho. Dedicou toda a Sua Vida terra a esta missão. Após a sua
ressurreição, derramou o Espírito Santo aos apóstolos e enviou-os por todo o
mundo a anunciar a Boa Nova.
O mandato de Jesus comporta vários aspectos intimamente
ligados entre si: anúncio, testemunho, ensinamento, sacramentos, amor ao
próximo, fazer discípulos: todos são meios para a transmissão do único
Evangelho.
A evangelização é o processo através do qual a Igreja,
conduzida pelo Espírito, anuncia e difunde o Evangelho em todo o mundo:
- Impulsiona pela Caridade, assumindo e renovando as
culturas,
- Dá testemunho entre os povos do novo modo de ser e viver
dos cristãos,
- Proclama o Evangelho, chamando á conversão
- Inicia na fé e na vida cristã, através da catequese e dos
sacramentos da iniciação
- Alimenta constantemente nos fiéis o dom da comunhão,
mediante a educação permanente da fé, os sacramentos e o exercício da caridade
- Suscita continuamente a missão, enviando todos os discípulos
de Cristo a anunciar o Evangelho em todo o mundo, com palavras e obras.
A CATEQUESE:
A catequese é um elemento da evangelização.
- O Primeiro anúncio
e a catequese
O primeiro anúncio é dirigido aos não crentes e àqueles que
vivem de facto na indiferença religiosa. Ele tem a função de anunciar o
Evangelho e de chamar à conversão. A catequese, promove e faz amadurecer esta
conversão inicial, educando a fé do convertido e inserindo-o na comunidade
cristã.
- A Catequese ao
Serviço da Iniciação Cristã
O “momento” da catequese é aquele que corresponde ao período
em que se estrutura a conversão a Jesus Cristo, oferecendo as bases para essa
primeira adesão.
A catequese de iniciação é, o elo necessário entre a acção
missionária, que chama à fé, e a acção pastoral, que alimenta continuamente a
comunidade cristã. É uma cção fundamental para a construção da personalidade do
discípulo e da comunidade.
Aqueles que se convertem a Jesus Cristo e foram educados na
fé por meio da catequese, ao receberem os sacramentos da iniciação cristã – o
Baptismo, a Confirmação e a Eucaristia – “são libertados das trevas, recebem o
Espírito de adopção de filhos e celebram com todo o Povo de Deus o memorial da
morte e ressurreição do Senhor.”
A catequese é um elemento fundamental da iniciação cristã e
está estreitamente ligada aos sacramentos de iniciação, de modo particular o
Baptismo. O elo que une a catequese ao baptismo é a profissão de fé, que é, o
elemento interior deste sacramento e o objectivo da catequese.
A catequese de iniciação cristã, tem como características a
formação orgânica e sistemática da fé. É uma aprendizagem de toda a vida
cristã, que favorece um autêntico seguimento de Cristo, centrada na Sua Pessoa.
É uma formação de base, essencial, centrada naquilo que constitui o núcleo da
experiência cristã, nas certezas da fé e nos valores evangélicos.
- A Catequese ao
Serviço da Educação Permanente da Fé
- Comunidade Cristã
A catequese de iniciação lança os fundamentos da vida cristã
naqueles que seguem Jesus. O processo permanente de conversão vai além do que a
catequese de base proporciona. Para que este processo tenha continuidade é
necessário uma comunidade cristã, que acolha os iniciados, que os apoia e os
forme na fé.
É na comunidade cristã, que os discípulos de Jesus Cristo se
alimentam da “Palavra de Deus e do Corpo de Cristo”. A educação permanente da
fé destina-se não apenas a cada cristão, acompanhando-o no seu caminho para a
santidade, mas também à comunidade, amadurecendo-a na sua vida interior e na
sua abertura missionária ao mundo.
Diversas modalidades de catequese permanente:
1- O estudo e o aprofundamento da Sagrada Escritura.
2- A Leitura Cristã dos acontecimentos, requerida pela
vocação missionária da comunidade cristã.
3- A catequese
litúrgica, que prepara para os sacramentos e favorece uma compreensão e
experiência mais profunda da liturgia.
4- A catequese ocasional, que em determinadas circunstâncias
da vida pessoal, familiar, social e eclesial, ajuda a interpretá-las e a
vivê-las numa perspectiva da fé.
5- As iniciativas de formação espiritual, que fortalecem as
convicções.
6- O aprofundamento
sistemático da mensagem cristã, por meio de um ensino teológico que eduque
verdadeiramente na fé.
É fundamental que a catequese de iniciação para crianças e
jovens, a catequese de iniciação para adultos e a catequese permanente, estejam
bem coordenadas no projecto catequético da comunidade cristã, a fim de que esta
cresça harmoniosamente e a sua actividade evangelizadora brote de fontes
autênticas.
A NATUREZA DA CATEQUESE
A catequese é um acto essencialmente eclesial. O sujeito é a
Igreja, que, é continuadora da missão de Jesus e animada pelo Espírito, foi
enviada para ser mestra da fé. A Igreja, conserva fielmente o Evangelho no seu
coração, anuncia-o, celebra-o, vive-o e transmite-o, por meio da catequese.
A FINALIDADE DA CATEQUESE
“A finalidade última da catequese é pôr as pessoas em
contacto, em comunhão, e intimidade, com Jesus Cristo”. Toda a acção
evangelizadora tem como objectivo favorecer a comunhão com Jesus Cristo.
“A catequese tem a sua origem na confissão de fé e leva à
confissão de Fé”. Pela confissão de fé no Deus único, o cristão proclama a sua
vontade de servir a deus e à humanidade.
AS TAREFAS DA
CATEQUESE
As tarefas da catequese realizam a sua finalidade. As várias
tarefas da catequese estão mutuamente relacionadas. Para as levar a cabo, a
catequese inspira-se no método seguido por Jesus para formar os Seus
discípulos: dava-lhes a conhecer as diversas dimensões do Reino de Deus,
ensinava-os a rezar, incutia-lhes atitudes evangélicas e iniciava-os na missão.
Em virtude da sua própria dinâmica interna, a fé implica ser
conhecida, celebrada, vivida e feita oração. E a fé vive-se na comunidade
cristã e anuncia-se na missão, é uma fé partilhada e anunciada. A catequese
deve promover todas estas dimensões.
As Tarefas fundamentais da catequese:
1-Favorecer o
conhecimento da fé; o conhecimento dos conteúdos da fé é exigido para a adesão
à fé
ESTRUTURA E FASES
A fé, exige um processo de amadurecimento. A catequese, ao
serviço deste crescimento, tem de ser uma acção gradual. E é essencialmente
cristocêntrica, porque está ao serviço daquele que decidiu seguir Cristo.
No catecumenado baptismal, a formação desenvolve-se em
quatro etapas: o pré-catecumenado; o catecumenado; o tempo da purificação e
iluminação; o tempo da mistagogia.
O catecumenado baptismal, é o modelo inspirador da acção
catequética. Deve-se ter em conta que na catequese os catequizandos, terão uma
catequese pós-batismal, pois já receberam o baptismo, já foram introduzidos na
Igreja e tornaram-se filhos de Deus por meio do Baptismo. Enquanto que os
catecúmenos, terão uma catequese pré-baptismal, em preparação para o baptismo,
e entrada na Igreja.
Elementos do catecumenado baptismal que devem ser fonte de
inspiração para a catequese:
> O catecumenado baptismal recorda constantemente à
Igreja a importância fundamental da função de iniciação: a catequese e os
sacramentos do Batismo – Confirmação- Eucaristia.
> O catecumenado baptismal é da responsabilidade de toda
a comunidade cristã, e não apenas dos padres e dos catequistas
> O catecumenado baptismal está impregnado pelo mistério
da Páscoa de Cristo. Toda a iniciação deve realçar o seu carácter pascal. A
Vigília pascal, centro da liturgia cristã, e a sua espiritualidade baptismal
são inspiração para toda a catequese.
> O catecumenado baptismal é também lugar privilegiado de
inculturação. A Igreja acolhe os catecúmenos como eles são, com os seus
vínculos culturais.
> A concepção do catecumenado baptismal como um processo
formativo e uma verdadeira escola de fé, oferece à catequese pós-baptismal uma
dinâmica e algumas notas qualificativas: a Intensidade e a integridade da
formação; o seu carácter gradual, com etapas definidas; a sua vinculação com os
ritos, símbolos e sinais (bíblicos e litúrgicos); a sua constante referência à
comunidade cristã…
A MENSAGEM EVANGÉLICA
A fonte e “as fontes” da mensagem da Catequese
A fonte donde brota a mensagem da catequese é a PALAVRA DE
DEUS.
“A catequese há-de beber sempre o seu conteúdo na fonte viva
da Palavra de Deus, transmitida na Tradição e na Sagrada Escritura, porque
estas constituem um só depósito, como que um tesouro confiado à Igreja.”
A Palavra de Deus:
- É meditada e compreendida, por meio do sentido de fé de
todo o Povo de Deus sob a orientação do Magistério que a ensina,
- É celebrada na liturgia, onde é proclamada, escutada,
interiorizada e comentada,
- Brilha na vida da Igreja, na sua história bimilenar,
através do testemunho dos cristãos e especialmente dos santos,
- É aprofundada na pesquisa teológica, que ajuda os crentes
a progredirem na compreensão vital dos mistérios da fé,
- Manifesta-se nos genuínos valores religiosos e morais que,
como sementes da Palavra, estão espalhados na sociedade humana e nas diversas
culturas
Da Palavra de Deus derivam “as fontes”
A Sagrada Tradição:
também é fonte, uma vez que transmite integralmente aos sucessores dos Apóstolos a Palavra de Deus que a estes foi confiada por Cristo Senhor e pelo
Espírito Santo.
O Magistério: tem a tarefa de “interpretar autenticamente a
Palavra de Deus”, cumprindo em nome de Jesus Cristo, um serviço eclesial
fundamental.
Escritura, Tradição e Magistério, estão relacionados e
unidos, são as fontes essenciais da catequese.
Os Critérios para a apresentação da mensagem
Os critérios estão
intimamente relacionados entre si, uma vez que brotam de uma única fonte:
- A mensagem centrada na pessoa de Jesus Cristo
(cristocentrismo)
- O anúncio da Boa Nova do Reino de Deus, centrado no dom da
salvação, implica uma mensagem de libertação
- A mensagem evangélica, uma vez que é Boa Nova destinada a
todos os povos, procura inculturar-se. O que só poderá acontecer se for
apresentada em toda a sua integridade e pureza.
- A mensagem evangélica é necessariamente uma mensagem
orgânica, com a sua própria hierarquia de verdades.
Esta é a nossa fé, esta é a fé da Igreja
A Igreja sempre se valeu de formulações da fé, que, de
maneira breve, contêm o essencial daquilo que ela crê e vive: textos
neotestamentários, Simbolos ou profissões de fé, fórmulas litúrgicas, orações
eucarísticas. Mais tarde, considerou-se conveniente oferecer uma explicitação
mais ampla da fé, na forma de uma síntese orgânica, mediante os catecismos, que
foram elaborados nos últimos séculos.
Os catecismos são instrumentos oficiais da Igreja, em
relação com a actividade ou a prática catequética. Ao contemplar a riqueza de
conteúdo da fé, exposta nestes instrumentos que os bispos propõem ao Povo de
Deus, exprimem aquilo que a Igreja crê, celebra e vive, ela proclama: “ Esta é
a nossa fé, esta é a fé da Igreja”
- Catecismo da Igreja Católica e Directório Geral da
Catequese: são dois instrumentos distintos e complementares ao serviço da acção
catequética da Igreja.
O catecismo é “uma exposição da fé da igreja e da doutrina
católica, testemunhadas ou iluminadas pela sagrada Escritura, pela Tradição
apostólica e pelo Magistério da Igreja.
O Directório Geral da Catequese é a proposição dos
“princípios fundamentais teológico-pastorais provenientes do Magistério da
Igreja e do Concilio Vaticano II” da actividade catequética na Igreja.
Catecismos locais, elaborados ou aprovados pelos bispos
diocesanos ou pelas conferências Episcopais, são importantes instrumentos para
a catequese “chamada a levar a força do Evangelho ao coração da cultura e das
culturas”. Através destes, a Igreja actualiza a “pedagogia divina”, que Deus
utilizou na revelação, adaptando a Sua linguagem à nossa natureza.
Sem comentários:
Enviar um comentário