PASTORAL DO ANÚNCIO
Mc. 4, 3-8 “O semeador saiu a semear. Enquanto semeava, uma parte da
semente caiu à beira do caminho e vieram as aves e comeram-na. Outra parte caiu
em terreno pedregoso, onde não havia muita terra e logo brotou por não ter
profundidade de terras; mas, quando o sol se ergueu, foi queimada e, por não
ter raiz, secou. Outra caiu entre espinhos e os espinhos cresceram,
sufocaram-na e não deu fruto. Outra caiu em terra boa e, crescendo e vicejando,
deu fruto e produziu a trinta, a sessenta e a cem por um.”
Esta parábola é fonte inspiradora para a evangelização. A
Semente é a Palavra de Deus. O Semeador é Cristo. O terreno é o mundo, são as
pessoas a quem Jesus Cristo á 2000 anos atrás semeou a Palavra de Deus, somos
nós hoje. E enviou os seus discípulos a semeá-la por todo o mundo. Hoje Jesus
Cristo, presente na Igreja pelo Seu Espírito, continua a semear a Palavra de
Deus no mundo. Existem várias qualidades de terreno, o Evangelho ( a
semente) pode cair á beira do caminho, em terreno pedregoso, entre espinhos, ou
em terra boa. A que cai nesta produz e dá frutos, enquanto que nas primeiras
morre, perde-se, não produz. Ou seja, a Boa Notícia do Reino chega a todo o
mundo, apesar das dificuldades do terreno, dos conflitos, dos problemas. Mas a
semente só germina nos corações preparados, disponíveis para a relação pessoal
com Deus e solidários com o próximo.
A catequese da Infância e Adolescentes; Catequese de
Adultos; o Catecumenado, são importantes meios utilizados pela Igreja para a
Evangelização, para o anúncio do Evangelho.
Como é que estes meios ajudam a preparar o terreno para
acolher o Evangelho?
> Olhar o Mundo a partir da Fé
Os cristãos devem olhar o mundo com os mesmos olhos com que
Jesus olhava a sociedade do seu tempo.
O Cristão sabe que em cada realidade, acontecimento humano
está subjacente:
- A acção criadora de Deus que comunica a cada ser a sua
bondade;
- A força que deriva do pecado, que limita a pessoa humana;
- O dinamismo que nasce da Páscoa de Cristo, como semente de
renovação, que dá esperança.
> O Campo do Mundo
A Igreja preocupa-se com a situação económica e social das
pessoas, assim como com as questões culturais e religiosas. É muito sensível a
tudo o que ofende a dignidade da pessoa humana. Por isso, deseja, suscitar no
coração dos cristãos, por meio da catequese, o “compromisso pela justiça” e a
opção ou “amor preferencial pelos pobres”, para que a sua presença seja
realmente luz que ilumina e sal que transforma.
> A Cultura e as Culturas
A Igreja, à luz do Evangelho, deve assumir todos os valores
positivos da cultura e das culturas e rejeitar aqueles elementos que impedem as
pessoas e os povos de alcançarem o desenvolvimento das suas autênticas
potencialidades.
> A Situação Religiosa e Moral
Na cultura actual existe uma persistente difusão da
indiferença religiosa. Muitos homens de hoje não percebem, outros rejeitam a
união com Deus. O ateísmo é um dos factos mais graves do tempo actual.
A missão primordial da Igreja é anunciar Deus, testemunhá-Lo
diante do mundo. Trata-se de dar a conhecer o verdadeiro rosto de Deus e o Seu
desígnio de amor e de salvação em favor da humanidade, tal como Jesus o
revelou.
Para isso, é necessário que a Igreja desenvolva uma
catequese que propicie o encontro com Deus e fortaleça um vínculo permanente de
comunhão com Ele.
> A Fé dos
Cristãos
Perante o actual panorama religioso, os cristãos devem
interrogar-se em que medida estão afectados pela atmosfera de secularismo e de
relativismo ético:
- Não Praticantes – multidão de pessoas que são baptizadas,
mas vivem fora de toda a vida da Igreja
- Pessoas Simples – possuem uma certa fé, mas conhecem mal
os fundamentos dessa mesma fé.
- Também existem cristão que mantiveram apenas a formação
religiosa recebida na infância, e que necessitam de amadurecer a sua fé.
- Ainda existem os cristãos baptizados, que escondem a sua
identidade cristã
Estas situações da fé dos cristãos reclamam, o
desenvolvimento de uma nova evangelização.
> A Vida Interna da Comunidade Eclesial
É importante considerar também a própria vida da comunidade
eclesial, após o Concilio Vaticano II:
- A vida litúrgica é compreendida mais profundamente como
fonte e vértice da vida eclesial
- O Povo de Deus adquiriu uma consciência mais viva do
“sacerdócio comum”, enraizado no Baptismo.
- A comunidade eclesial adquiriu um sentido mais vivo da
Palavra de Deus.
- A missão da Igreja
no mundo é sentida de maneira nova. Uma evangelização ligada com a
promoção humana, à necessidade de diálogo com o mundo, diversas culturas e
religiões e à urgente busca de união entre os cristãos.
Contudo enfraqueceu-se o sentido da pertença eclesial, há
uma desafeição para com a Igreja, ela é vista muitas vezes, como mera
instituição, despojada do seu mistério.
A acção evangelizadora da Igreja, e nela a catequese, deve
buscar mais decididamente uma sólida coesão eclesial. É urgente promover e
aprofundar uma autêntica eclesiologia de comunhão, para gerar nos cristãos uma
profunda espiritualidade eclesial.
> A Situação da Catequese: a sua vitalidade e os seus
problemas
Nos últimos anos destacam-se alguns aspectos positivos:
- Sacerdotes, Religiosos e Leigos que se consagram à
catequese com grande entusiasmo.
- Carácter missionário da catequese actual e a sua
preocupação em assegurar a adesão à fé por parte dos catecúmenos e dos
catequizandos, num mundo em que vai desaparecendo o sentido do religioso.
- Desenvolvimento da catequese dos adultos em muitas Igreja
particulares
Alguns problemas identificados:
- o conceito de catequese como escola da fé, como
aprendizagem
- O conceito de “Revelação” impregna habitualmente a
actividade catequética; mas o “Tradição” tem uma menor influência como elemento
inspirador.
- No que diz respeito à finalidade da catequese, que visa
promover a comunhão com Jesus Cristo, é necessária uma apresentação mais
equilibrada de toda a verdade do mistério de Cristo.
- Em relação ao conteúdo da catequese, subsistem vários
problemas. Há necessidade de uma formação moral mais sólida.
- A catequese está intrinsecamente ligada a toda a acção
litúrgica e sacramental. Porém, na prática esta ligação é fraca com a liturgia.
- Ainda não se presta a devida atenção às exigências e à
originalidade da pedagogia própria da fé.
- Na diferença de culturas, constitui um problema saber transmitir
o Evangelho no contexto do horizonte cultural dos povos aos quais se dirige, de
modo a que possa ser realmente apreendido como uma grande notícia para a vida
das pessoas e da sociedade.
- A formação para o apostolado e para a missão é uma das
tarefas principais da catequese. Contudo cresce uma nova sensibilidade em
relação à formação dos fiéis leigos.
Alguns Desafios para a Catequese
A catequese de hoje deveria assumir os seguintes desafios e
orientações:
- Apresentar-se como um válido serviço à evangelização da
Igreja, como uma acentuada característica missionária;
- deve dirigir-se aos seus destinatários privilegiados, que
foram e continuam a ser as crianças, os adolescentes, os jovens e os adultos,
partindo sobretudo destes;
- seguindo o exemplo da catequese patrística, deve
desenvolver uma personalidade crente e, portanto, deve ser uma verdadeira e
especial escola de pedagogia cristã
- deve anunciar os mistérios essenciais do cristianismo,
promovendo a experiência trinitária da vida em Cristo como centro da vida de fé
- deve considerar como tarefa prioritária a preparação e a
formação de catequese com uma fé profunda.
Fonte: Directório Geral da Catequese
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