Ministros Extraordinários da Comunhão

MINISTROS EXTRAORDINÁRIOS DA COMUNHÃO
   O Ministro Extraordinário da Comunhão, é um leigo a quem é dada a permissão, de forma temporária ou permanente, de distribuir a comunhão aos fieis, na missa, visitar os doentes e dar-lhes a comunhão, presidir a celebrações da palavra e distribuir a comunhão nas mesmas, quando não há um ministro ordenado (Bispo, Presbítero, Diácono), ou quando um deste lhe pede ajuda, para melhor exercer o seu Ministério Ordenado.
  Chama-se extraordinários porque só devem exercer o seu ministério em caso de necessidade, porque os ministros ordinários (habituais) da comunhão são os fieis que receberam o Sacramento da Ordem.


ORIGEM
   Os Ministros Extraordinários da comunhão surgiram após o Concilio Vaticano II, como resposta à escassez dos ministros ordenados, e à necessidade de pessoas que pudessem auxiliar os mesmos na distribuição da comunhão em diversas circunstâncias. A introdução de ministros leigos que pudessem auxiliar na ausência de outros ministros ordenados teve como finalidade trazer mais eficácia e dignidade à distribuição da Eucaristia.
   Ao longo destes anos a pouco e pouco os leigos vão tomando consciência e conhecimento da importância e necessidade deste ministério nas comunidades cristãs. Pois com o numero de Ministros    Ordenados a diminuir, os ministros extraordinários da comunhão serão cada vez mais essenciais para ajudar as comunidades na sua caminhada de fé.
Por ser um ministério que exige preparação, formação e disponibilidade, também à alguns requisitos e formação que os leigos que o exercem terão de responder.


PREPARAÇÃO E DESIGNAÇÃO DOS MINISTROS EXTRAORDINÁRIOS DA COMUNHÃO
   Os Ministros Extraordinários da Comunhão devem ser escolhidos entre a comunidade cristã respectiva e devem devem ter recebido os sacramentos da iniciação cristã (Baptismo, Eucaristia e Confirmação) e terem dado provas da maturidade humana e cristã.
   Devem ter uma fé esclarecida, costumes cristão, estarem comprometidos no apostolado eclesial, terem amor à Igreja e piedade Eucarística
   Devem ser pessoas aceites pela comunidade cristã e recomendadas pelo pároco
   Serem cada vez mais evangelizadores.
   Os candidatos, antes de assumirem as suas funções,
recebem formação Litúrgica e que permite exercer a sua função com mais dignidade e responsabilidade.
   No fim de tal formação, são admitidos pelo bispo às funções para que foram escolhidos, o que nalguns casos é feita uma celebração Litúrgica onde os mesmos são apresentados. Normalmente a função é atribuída por um determinado tempo, tendo os ministro de voltar a fazer uma formação e renovar as suas funções caso mantenha as mesmas condições.


FUNÇÕES
São estas as funções dos Ministros Extraordinários da Comunhão:
   - Distribuição da comunhão na eucarístia
   - Distribuição da comunhão fora da missa, aos doentes ou outras pessoas que com razão o solicitem e aos doentes em perigo de vida, em forma de viático
   - Exposição do Santíssimo Sacramento para adoração dos fieis (mas sem benção com o mesmo)
   - Celebrações da Palavra com distribuição da comunhão

Sem comentários:

Enviar um comentário